<em>Sputnik</em> lançado há 50 anos

A União Soviética surpreendeu o mundo, em 4 de Outubro de 1957, com lançamento do primeiro satélite artificial da Terra, que abriu o caminho à era espacial e a uma longa série de conquistas científicas e técnologicas que viriam a alterar os nossos hábitos.
O Sputnik, palavra russa que, para além de satélite, significa companheiro de viagem, era uma pequena esfera com 58 centímetros de diâmetro e 83 quilos, capaz de emitir um sinal de rádio captado por qualquer aparelho receptor.
Durante 22 dias, enquanto as baterias do pequeno aparelho não se esgotaram, a humanidade ouviu com entusiasmo seu «bip bip» como o anúncio de uma nova época de progresso e desenvolvimento.
O Sptunik, que continuaria a orbitar o planeta durante mais seis meses, foi também mais uma demonstração da superioridade tecnológica da União Soviética face ao mundo capitalista ocidental.
Depois de ter recuperado o atraso no fabrico da bomba atómica, a URSS distanciava-se por muitos anos dos EUA no domínio espacial. As numerosas tentativas dos norte americanos para secundarem a experiência do Sptunik não tiveram qualquer sucesso.


Mais artigos de: Aconteceu

<em>Caderno Vermelho</em> já saiu

O número 15 do Caderno Vermelho, revista do Sector Intelectual de Lisboa do PCP, já se encontra à venda junto da organização do Partido. A presente edição, com ilustrações e arranjo gráfico de de Luís Carlos Amaro, é dedicada a três temas centrais: os 90 anos da Revolução de Outubro, o Encontro Nacional do Partido sobre...

MDM é distinguido com prémio

O MDM foi distinguido, no distrito de Aveiro, com o prémio «igualdade na diversidade», atribuído por unanimidade do júri de selecção, no âmbito das comemorações do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos O MDM concorreu a este prémio com materiais pedagógicos que produziu e disseminou em vários concelhos do...

<em>Siemens multada por subornos</em>

O tribunal de Munique condenou, dia 4, o grupo industrial alemão Siemens pagar uma multa de 201 milhões de euros pelos casos já provados de desfalque e subornos pagos para a obtenção de contratos públicos em vários paísesO grupo aceito a sanção judicial que põe fim a todos os processos de investigação da procuradoria na...